Perguntas Frequentes | Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Trabalho – Tire suas dúvidas aqui

Veja a seguir as respostas para as perguntas mais comuns relacionadas às atividades realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

  1. Quais são os requisitos para encaminhar pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social para vagas de emprego pelo Cate?
    O candidato deve comparecer a uma unidade do Cate com CPF, RG, carteira de trabalho (digital também aceita) e número do PIS. Caso haja vagas adequadas ao perfil do candidato, ele será encaminhado para a entrevista de emprego. As oportunidades também podem ser verificadas no Portal Cate.

  2. Quais são os endereços do Cate?
    • Endereços

MEI
Acesse a página da SMDET com informações sobre Microempreendedor Individual neste link.
Para mais informações, entre em contato pelos seguintes meios:

  • PABX: (11) 4210-2668
  • Whatsapp: (11) 99708-5130 / (11) 99449-1311 / (11) 94284-6067 / (11) 97148-8830
  • E-mail: atendimento@adesampa.com.br

POT

  1. O que é o Programa Operação Trabalho (POT)?
    O POT é um programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que visa auxiliar trabalhadores desempregados de baixa renda na busca por ocupação e reinserção no mercado de trabalho. Não gera vínculos empregatícios ou profissionais, nem benefícios como INSS ou FGTS.

  2. Quem pode se inscrever no POT?
    Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos, residir em São Paulo há pelo menos dois anos, estar desempregado por mais de quatro meses e ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

  3. Quais documentos são necessários para se inscrever?
    É preciso apresentar qualquer documento com nome e endereço em São Paulo, além da carteira de trabalho.

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  4. Qual é o valor do auxílio mensal?
    O auxílio varia de acordo com a carga horária semanal.

  5. O auxílio mensal pode ser interrompido?
    Sim, em alguns casos. Para mais informações, é possível contatar a Coordenadoria do Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

PROGRAMA TEM SAÍDA

  1. O que é o Programa Tem Saída?
    O Tem Saída é um programa que busca promover a autonomia financeira e empregabilidade de mulheres vítimas de violência doméstica. Conte com o apoio de empresas privadas para oferecer empregos às participantes.

  2. Como funciona?
    As mulheres vítimas de violência são encaminhadas para seleção de emprego pela equipe do programa e das empresas parceiras, visando a reinserção no mercado de trabalho.

  3. Quais os documentos necessários para participar?
    É necessário apresentar ofício de encaminhamento, CPF, RG e comprovante de endereço originais.

  4. O programa oferece auxílio financeiro?
    Não.

  5. Qual prazo para encaminhamento para as empresas parceiras?
    Se houver compatibilidade de perfil, pode ser feito imediatamente.

  6. Mulheres que não comparecerem à entrevista serão excluídas?
    Não, um novo agendamento pode ser feito.

  7. Existe abrigo disponível pela Prefeitura?
    Em casos específicos, medidas de proteção são tomadas em conjunto com órgãos competentes.

  8. Como o Cate lida com mulheres fora do perfil das vagas?
    Procura flexibilidade com as empresas parceiras e mantém contato sobre possíveis oportunidades.

Para mais informações, acesse os sites: